#6 Mais Além Do Horizonte - Com Prof Joaquim Fernandes

 

O Professor Doutor Joaquim Fernandes é o convidado desta conversa com Mariana Inverno e Sandra Gonçalves. Enquanto investigador que desafia as perspectivas ortodoxas no esforço de alargar os limites do conhecido, o historiador remexe e desinquieta-nos com o questionamento, rigorosamente fundamentado, de temas pouco questionados como os fenómenos de Fátima, os Descobrimentos e colonização Portugueses, os vários apocalipses desta nação e do mundo. Como respondem os poderes instituídos a estes desafios e qual a sua importância no avanço das mentalidades e na expansão da consciência? Como responde a sociedade ao inesperado, como aquele com que nos deparamos no actual evento pandémico? Perante a disrupção, renovamo-nos ou repetimo-nos? O que podemos aprender com a História?

Na conversa com o Professor, o desconhecido está sempre presente, bem como a relação com o outro, no abordar da questão da probabilidade de existência de vida humana e não humana para lá da Terra. Nessa hipótese, como poderemos encontrar estes outros - com que faculdades, instrumentos e dificuldades? Presente está sempre igualmente o desafio, o provisório, a abertura mental - na imensa generosidade que expressam.

Esta conversa só muito dificilmente poderia ter outro título!

Video

Poemas 1 e 2

 

Joaquim Fernandes

CV 2019

 Joaquim Fernandes, cofundador do Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência, (CTEC), da Universidade Fernando Pessoa, doutorou-se em História com uma tese sobre “O Imaginário Extraterrestre na Cultura Portuguesa – do fim da Modernidade até meados do século XIX”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a primeira da sua temática numa Academia portuguesa e europeia e editada sob o título “Moradas Celestes” (ed. Âncora Editora, 2014).

Interessa-se particularmente pela antropologia religiosa comparada, com destaque para os fenómenos da religiosidade popular e da espiritualidade, mitos e cosmologias, e o debate entre ciência e religião.

É membro de vários organismos internacionais e coordenador internacional do “MARIAN Project que estuda as dimensões culturais e científicas dos fenómenos religiosos e aparicionais, como Fátima, tema a que dedicou várias obras, em coautoria com Fina d’Armada, igualmente traduzidas para inglês, castelhano e francês.

Desde 1997 que tem promovido a realização de vários congressos internacionais subordinados ao título genérico de “Fronteiras da Ciência”, na Universidade Fernando Pessoa. Colaborou na organização da conferência “Ciência e Consciência” integrada no programa do “Porto 2001, Capital Europeia da Cultura”.

Em 2008 publicou o seu primeiro romance histórico, “O Cavaleiro da Ilha do Corvo”, a que se seguiram os ensaios ”O Grande Livro dos Portugueses Esquecidos”, “”Mundos, Mitos e medos - O Céu na Poesia Portuguesa”. Em 2010 escreveu em coautoria o guião do telefilme "A Noite do Fim do Mundo”, que retrata as reações em Portugal à aproximação do Cometa Halley, em 1910, integrado no ciclo dedicado ao Centenário da República Portuguesa programado pela RTP1. Para a RTP2 coordenou a série temática "Encontros Imediatos", dedicada ao fenómeno OVNI em Portugal. Foi autor do guião e da apresentação do documentário “As Faces de Fátima”, produzido para o Canal História em 2017. Em 2014 foi consultor histórico da série “Mulheres de Abril”, de Henrique Oliveira para a RTP1 e publicou o seu segundo romance histórico "As Curandeiras Chinesas. Um motim que abalou a I República” (ed. Gradiva). Publicou em 2015 a obra "História Prodigiosa de Portugal. Mitos & Maravilhas”, sequela da linha de investigação da obra "História Prodigiosa de Portugal. Mitos & Maravilhas" (Quidnovi, 2012). Seguiram-se, em 2016, as obras “Portugal Insólito” (2016) e, em 2018, “Ficheiros Secretos à Portuguesa”, ambos na editora Manuscrito. Em 2019 co-editou a antologia “Fátima: mais além da Fé” (Porto, Bookcover), o primeiro grande estudo multidisciplinar internacional sobre o fenómeno das “aparições” de Fátima. Em 2021 publicou a obra “Apocalipses” (Lisboa, Contraponto) e outro ensaio sobre a temática “mariana”, intitulada “As Outras Fátimas”( Lisboa, Manuscrito).

Está biografado no Dicionário das Personalidades Portuenses do século XX” (Porto Editora, 2001).

Feedback:

“Ouvi a entrevista! Vibrante do princípio ao fim! Tudo em fluxo permanente, as ideias, as palavras em profunda fidelidade com elas, senti-me no melhor da filosofia, na sua radicalidade crítica, no seu objeto original, na procura da compreensão da parte sempre em diálogo com o todo, na recusa da ideia cristalizada... senti o apelo do pensar inteiro, apercebi-me da sede imensa que me habitava à medida que a saciava com as perguntas e as respostas, ambas imensas. E a poesia disse no tempo certo, aquilo que só ela sabe dizer. E também gostei daquela incursão permanente ao universal da singulsridade da nossa cultura portuguesa. E o mar a banhar as costas de todo aquele pensar e dizer, a ostentar o infinito de todo o horizonte do ser. Muito obrigada à Sandra Gonçalves, à Mariana Inverno e ao professor Joaquim Fernandes.”

Jesuína Barcelos

“Em primeiro lugar, uma nota para a alegria que a sua voz e energia leve transmitem. E para bom humor contagiante que os três sublimes seres em questão transmitem.
Wed 11:18pm
Depois, tudo o resto....
Elementos novos, para integrar, elementos de sempre, para recordar.
Sempre achei curioso ter um pai carpinteiro fã de obras sobre extraterrestres (tinha imensas em casa) e sobre a civilização do antigo Egipto. 🙂
O meu pai foi um guia em muita coisa.
Sobre as questões colocadas: acho tudo fascinante, como vocês, e fiquei com muita vontade de ler todas as obras mencionadas.
Chamou me a atenção a repetição dos padrões e da importância da consciência para sair daí.
Também tudo sobre Fátima.🙂
Tudo sobre o universo quântico.
Tudo sobre nos tornarmos viajantes intergalácticos.
Tudo fascinante.
Confesso que a alusão à hipótese de nos tornarmos suprahumanos com tecnologia à mistura me causa alguma apreensão 🙂
De resto, tudo perfeito para o nosso Portugal!
Se me ocorrer alguma coisa, depois, digo!
Vou partilhar, mas quero fazê-lo na hora certa 🙂
Manda sempre, please!
Muito obrigada!
Beijinho”

Fátima Remédios

“Gostei muito da entrevista com o Prof. Joaquim Fernandes, um homem com uma craveira intelectual de realçar.

Sempre me interessei pela vida extraterrestre, e encontrei nas palavras do Prof o eco da minha curiosidade por este tema.

Li um livro dele e da falecida Fina da Armada,"Intervenção extraterrestre em Fátima", que me abriu novos caminhos para a compreensão do fenómeno de Fátima.

Quando era jovem cheguei a ver um UFO verde sobre Lisboa. O que veio cimentar o meu pensamento sobre os milhões de planetas que existem no Universo, e que podem albergar vida. Talvez diferente daquela que conhecemos na Terra.

Um Bem Haja ao Prof. Joaquim Fernandes por desbravar novos horizontes do conhecimento e da consciência.”


Sue Inverno, ex-bibliotecária, licenciada em História

Previous
Previous

#7 Lilith - Mito, Arquétipo ou Força Cósmica Primordial

Next
Next

#5 Percursos No Reino da Consciência