Rosa Esquecida

Questão colocada por "Rosa Esquecida"

"Tenho trinta e dois anos, sou feia e um pouco gorda, não consegui até hoje arranjar um namorado.

Sinto-me desanimada, muitas vezes sem forças para seguir com a minha vida em frente. Será que posso fazer alguma coisa para mudar isto?"

 

Resposta de "O Correio de Hipácia":

"Rosa Esquecida, leio nas suas palavras alguém que está alienada da sua essência, com baixa auto-estima e que transferiu o seu sentido de realização pessoal para outrem.

Para além disso, dá-me muito pouca informação sobre si mesma, a sua actividade, os seus gostos pessoais, contexto familiar, etc.

Vejo, no entanto, claramente em si os resultados da moldagem que o patriarcado deixa nas mulheres, alimentando a sua auto-estima em função da forma como impressionam e atraem o sexo oposto.

Recomendo-lhe que esqueça para já o mercado sentimental e comece a trabalhar em si. Somos aquilo que acreditamos ser. Não há pessoas feias, há pessoas que se sentem feias ou se fazem feias, através daquilo que irradiam. O mesmo se aplica à beleza.

Experimente "revisitar-se", olhar de novo os seus traços fisionómicos, tentar perceber o que eles lhe dizem sobre o que a habita. Mas faça-o de coração e mente abertos. Faça-o amorosamente.

Se se sente gorda, procure a causa do seu excesso de peso e cuide de si. E aprenda a embelezar-se, se isso contribuir para a sua segurança pessoal.

Sobretudo, não transfira para um eventual namorado (que "até hoje não conseguiu arranjar") a responsabilidade da sua felicidade pessoal. Esta terá de ser criada a partir de si, do seu amor-próprio, cimentada pelos seus esforços de autoconhecimento e de crescimento interior.

Força, Rosa Esquecida, que o Universo não esquece ninguém!"

Previous
Previous

Filha Rejeitada