#3 Narcisismo: Auto-Imagem Ilusória

Narciso morreu de sede relacional junto ao espelho da sua imagem. Imaturo e insensível mas inigualavelmente belo, deixou atrás de si um sem-fim de seres destroçados pelo seu desprezo, feridos no amor não correspondido.

As representações do que constitui sucesso e realização social no mundo actual encorajam o desenvolvimento de patologias da personalidade que se traduzem em sofrimento e disfuncionalidade.

O indíviduo sofre - de um vazio impossível de preencher, de stress e de depressão. Os que dele estão próximos são instrumentalizados sem qualquer recíprocidade relacional, o que cria dinâmicas familiares e laborais assaz perturbadas. A um nível colectivo, tentamos recuperar a empatia e a valorização do cuidado e da responsabilização comunitária que as últimas décadas erodiram.

Como se articulam narcisismo e auto-estima? Quando são saudáveis e quando ultrapassam os limiares da patologia? O que poderemos fazer para nos auto-protegermos e tirarmos partido, de um ponto de vista da crescente auto-consciência e liberdade individuais, do nosso encontro com os narcisistas deste mundo?

Poema: Narcissus and Echo

Previous
Previous

#4 Astrologia – A Escrita do Céu

Next
Next

#2 A Era da Desinformação